A partir do dia 1º de julho, uma nova regulamentação entrará em vigor para as scooters elétricas e ciclomotores movidos a combustão com até 50 cm³ de cilindrada e velocidade máxima de 50 km/h. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou uma resolução que determina o licenciamento e emplacamento desses veículos, visando a organização e segurança no tráfego.
As novas regras estabelecem características específicas para cada tipo de veículo, incluindo registro, emplacamento, potência de motor, equipamentos obrigatórios e velocidade máxima de fabricação. Além disso, será necessário possuir a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A para pilotar tais veículos.
O objetivo do Contran é trazer mais organização ao mercado e segurança jurídica tanto para os cidadãos quanto para os órgãos fiscalizadores. A resolução também atualiza a classificação de ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos, como patinetes e skates.
É importante ressaltar que as bicicletas elétricas não precisarão ser emplacadas, mas deverão estar equipadas com indicador de velocidade, sinalização noturna, campainha e espelhos retrovisores.
Os proprietários de veículos já em circulação terão até o dia 31 de dezembro para regularizar a situação. A nova resolução foi motivada pelo crescente número de scooters e ciclomotores nas cidades, buscando estabelecer regras claras para o tráfego e facilitar o processo de licenciamento e registro nos órgãos de trânsito locais.
A falta de regularização desses veículos estava dificultando seu uso nas ruas, uma vez que a liberação após apreensões era um processo complexo. É importante destacar que já recebemos várias reclamações de vizinhos sobre o uso imprudente desses veículos por jovens.
.
.
#falario2 #scooters #patinete #motoeletrica
👩🏾💻 Busco soluções para tornar a vida mais simples e eficaz através da tecnologia.
Excelente!