A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizaram uma importante operação nesta segunda-feira (19/6) no lixão clandestino de Jacarepaguá, localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A ação teve como objetivo principal a construção de barreiras e obstáculos para impedir o acesso dos caminhões utilizados para o despejo irregular de resíduos no local.
A operação contou com a participação da Superintendência de Combate aos Crimes Ambientais (SUPCCA) da Seas e teve como resultado a condução de duas pessoas até a delegacia, além da apreensão de um caminhão. Os órgãos ambientais estaduais irão abrir um processo administrativo para identificar e autuar os proprietários do terreno.
O vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, destacou a importância de montar uma força-tarefa envolvendo diversos órgãos e a prefeitura para controlar efetivamente a situação, evitar danos ambientais e proteger os moradores da região.
O lixão clandestino de Jacarepaguá tem sido utilizado indevidamente por diversas empresas, causando impactos ambientais significativos. A construção de muros nas duas entradas busca impedir o acesso a essa localidade e combater o despejo irregular de resíduos.
Para denunciar crimes ambientais em todo o estado do Rio de Janeiro, a população pode entrar em contato com o Linha Verde por meio dos telefones 0300 253 1177 (interior) e 2253-1177 (capital), ou utilizar o aplicativo “Disque Denúncia Rio”, disponível para Android e iOS, garantindo o anonimato ao anexar fotos e vídeos.
👩🏾💻 Busco soluções para tornar a vida mais simples e eficaz através da tecnologia.