Resumo da Ata da Reunião de Moradores do Barra Olímpica em Favor da Segurança do Bairro – FalaRio2

Resumo da Ata da Reunião de Moradores do Barra Olímpica em Favor da Segurança do Bairro

Moradores e representantes das diversas áreas do Barra Olímpica se reuniram para buscar soluções em relação à criminalidade da região e compartilhar com as forças de segurança do Estado do Rio de Janeiro.

No encontro, realizado em 12 de abril de 2023, na sala de reunião do home office do Condomínio Reserva Jardim, situado na Avenida Vice Presidente José de Alencar, 1500, Barra Olímpica, Rio de Janeiro, foram apresentados problemas ambientais, de saúde e segurança pública causados por aterros clandestinos e ocupações irregulares nas áreas do Caminho do Outeiro, Avenida Comandante Guaranys e Avenida Arroio Pavuna.

Esses problemas estão incentivando a prática de delitos e afetando a qualidade de vida e a saúde dos cidadãos que residem na região, especialmente os mais humildes. Os presentes expuseram suas percepções sobre o assunto e a necessidade de implantar um Conselho Comunitário de Segurança.

Foi destacado o impacto causado no Hospital Sarah e seu Centro Internacional de Neuroreabilitação e Neurociências, bem como no Hotel Hilton e no Shopping Metropolitano, além de muitos outros empreendimentos comerciais e residenciais.

O Deputado Estadual Marcio Gualberto comprometeu-se a agendar uma reunião com o Secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade para buscar soluções definitivas para o problema dos aterros clandestinos, queimadas e destruição do meio ambiente na região.

 

Confira abaixo a ata completa.

 

 

ATA DA PRIMEIRA REUNIÃO DE MORADORES DO BARRA OLÍMPICA EM FAVOR DA SEGURANÇA DO BAIRRO.

Às 19:00h do dia doze de abril de 2023, moradores e representantes das diversas áreas do Barra Olímpica reuniram-se na sala de reunião do home office do condomínio Reserva Jardim, situado à Av. Vice Presidente José de Alencar, 1500, Barra Olímpica, Rio de Janeiro, para tratar, propor, buscar soluções para segurança do novo bairro.
Inicialmente, o Sr. Moisés Queiroz discorreu sobre a finalidade da reunião, que é a proposição de ações por parte da comunidade para minimizar os efeitos da criminalidade da região, reunir toda essa sociedade para juntos buscarmos soluções e compartilhar com as Forças de Segurança, quais sejam, Policia Militar e Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro a intenção de interagir com as mesmas no sentido fortalecer todo o sistema de Segurança local.
Apresentação de cada pessoa presente a reunião: Sr. Marcelo Trindade (Diretor da Associação Amigos Cidade Jardim – ASCIJA), Sr. Claudio Sterchelle (morador do Condomínio Reserva Jardim), Sr. Xisto Matos (Vice-presidente da AMORIO 2), Sr. Antonio Claudio Rocha (Gerente de Segurança do Hotel Hilton – representando parte do Centro Metropolitano), Sra. Sílvia Soares (Conselheira Comunitária da Associação Amigos Cidade Jardim – ASCIJA), Sr. Reinaldo Silva (Vice-presidente da AMA – VILLAS DA BARRA), Sr. Moisés Queiroz (ex-Conselheiro Comunitário da Associação Amigos Cidade Jardim – ASCIJA e estudioso da Segurança Pública) e o Sr. Marcio Gualberto (Deputado Estadual – Presidente da Comissão de Segurança da ALERJ), convidado para conhecer esses desafios e ser valioso aliado nessa luta em prol da segurança do bairro.
Dada a palavra ao Sr. Marcello Trindade, foi exibido aos presentes projeção da evolução das ocupações desordenadas, a destruição do meio ambiente, o descarte de lixo, material inservível de obras (entulho), assim como carvoarias ilegais que, causam uma série de problemas de saúde para moradores das áreas adjacentes. Falado também que o descarte de materiais de obras tem por finalidade o aterramento da área alagadiça para novas ocupações irregulares que estão se consolidando a cada dia e que com isso, elementos à margem da sociedade dão início a prática de delitos em toda região. Destacando que os crimes de queimadas ilegais, descarte de entulho são realizados com periodicidade quase que diária, conforme apresentação realizadas com fotos e depoimentos em redes sociais. As denúncias já foram formalizadas junto a Subprefeitura de Jacarepaguá, Delegacia do Meio Ambiente, Comando do 18 BPM, Prefeito Eduardo Paes, Promotoria do Meio Ambiente . Foi solicitado ao Presidente da Comissão de Segurança Pública uma audiência junto ao Secretário de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, para tratar dos crimes ambientais diários na região do Caminho do Outeiro, Av. Comandante Guaranys e Av. Arroio Pavuna, com o possível apoio e proteção do tráfico de drogas da região da Cidade de Deus. Que possivelmente busca meios para lavagem de dinheiro dos crimes cometidos, incentivando a ocupação irregular para cobrar taxas dos invasores, colocando a todos sob o jugo dos criminosos.
Todos os presentes tiveram oportunidade de expor suas percepções sobre o assunto e o quanto ele é importante e fundamental para todo Bairro Barra Olímpica. Bem como, para o meio ambiente, a saúde dos cidadãos que residem na região, o bem estar e a qualidade de vida. Lembrando também que os cidadãos mais humildes da região da Cidade de Deus, Caminho do Outeiro, Av. Comandante Guaranys e Arroio Pavuna são igualmente muito prejudicados. Bem como, o quanto esses crimes cometidos impactam na saúde física, mental e no bem estar de todos os cidadãos que têm sido impactados pelos crimes cometidos diariamente e a enorme preocupação desses crimes continuarem se perpetuando e ocasionando problemas de saúde e depreciação do patrimônio de todos os cidadãos residentes na região da Barra Olímpica. Destacando o impacto causado no Hospital Sarah e o seu Centro Internacional de Neuroreabilitação e Neurociências, bem como, no Hotel Hilton e no Shopping Metropolitano, a segurança no pouso e decolagem do Aeroporto de Jacarepaguá, além de muitos outros empreendimentos comerciais e residenciais.
Após, foi falado pelo Sr. Moisés Queiroz a necessidade de futuramente ser implantado no novo bairro um Conselho Comunitário de Segurança, que é um organismo institucional, no qual poderá, enquanto sociedade organizada, propor e buscar juntos às Forças Policiais as necessárias providências para um bairro mais seguro.
Após explanação do Deputado Estadual Marcio Gualberto, sobre os desafios que vêm enfrentando, se comprometeu a agendar uma reunião com o Sr. Thiago Pampolha, Secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e Vice Governador, para juntos buscarmos soluções definitivas para o problema dos aterros clandestinos, queimadas e destruição do meio ambiente. Sem mais para o momento é encerrada a reunião que é transcrita, como secretário Ad hoc e rubricada pelos demais presentes na mesma.
Moisés Queiroz

Comment ( 1 )

  • Maurício

    Precisamos de políticas públicas direcionadas a proteção do meio ambiente de forma enérgica. A região não aguenta mais tanto descaso das autoridades.

Leave a Comment